Se leve a sério!

auto confiança adulta eu

Eu li esse texto já tem um tempo e eu queria muito compartilhar aqui, no nosso facebook ou qualquer coisa. Até cheguei a postar o resumo infográfico dele no nosso insta. Como ele é em inglês, decidi fazer uma tradução livre para torna-lo mais acessível. Perdoem qualquer erro 😉

Um fato importante para eu querer compartilhar isso aqui é o sentimento de identificação que eu senti e depois passei a identificar em algumas outras pessoas também. Como ela fala no texto, você consegue perceber pessoas que acreditam em si mesmas, arriscam e conseguem; e tem as pessoas que nunca fazem nada brilhante e reclamam constantemente das segundas-feiras.

Desde que li tentei tomar como uma resolução de vida me levar mais a sério. Acrescentei isso a minha lista diária de tarefas, mas com tantas outras coisas no curto prazo é fácil perder perspectiva. Com o fim do ano se aproximando, pode ser uma época inspiradora pra mais gente se animar com mudanças pessoais e self-improvement.

Finalmente, aqui vai o texto traduzido.

“Quando foi a ultima vez que você teve uma opinião mas não compartilhou com ninguém porque não achou que alguém fosse se importar? Quando foi a ultima vez que você ficou realmente animado com uma ideia que teve mas nunca a perseguiu porque você decidiu que ela não era boa o suficiente? Quando foi a última vez que você começou algo mas desistiu antes de terminar porque achou que ninguém iria gostar?
Você lerá muitos artigos que te dizem “simplesmente faça” – não se importe com o que os outros vão pensar, siga em frente, persevere, não desista!
Mas se você não se leva a sério você nunca será capaz de seguir nenhum desses conselhos. Porque você sempre será capaz de se convencer que o que está fazendo não é tão importante assim.
Eu não me levei a sério por muito tempo. Ainda é um esforço me levar a sério. Eu não conseguia perceber o que estava fazendo a mim mesma até cerca de um ano atrás. Mas eu finalmente percebi que tem essa coisa que algumas pessoas possuem – essa habilidade de se animar com algo que eles estão fazendo e se investir nisso com um quê de despreocupação louca. Essa habilidade de permanecer focado e continuar firme e se erguer no topo de uma montanha e gritar o que eles querem que todos ouçam (maneira de dizer).
E eu sabia que eu tinha a capacidade de escalar uma montanha e fazer o mesmo, mas eu sempre me convencia a não fazer isso. E eu finalmente me dei conta de que isso era por eu simplesmente não me levar a sério.

Eu até tive dificuldades com esse artigo…
Por que eu estou escrevendo isso? Isso é estúpido. Isso é repetitivo. Alguem não já falou isso antes, so que melhor? Eu sequer sei o que estou tentando dizer? Ninguém vai ler isso. Eu deveria ir trabalhar ou qualquer coisa. Isso é um desperdício de tempo.
Estes eram meus pensamentos quase toda vez que eu tentava criar algo novo. Eu não considerava as minhas opiniões, minhas ideias ou o que eu queria pra minha vida sério.

Então, o que acontece quando você não se leva a sério?
Você passa muito tempo sonhando mas não realmente fazendo. Você tem ideias, mas para antes de sequer começar.
Ou você tenta algo mas desiste rápido porque decide que não é bom o suficiente, ninguém vai gostar, e foi uma ideia idiota de qualquer forma.
Mas a pior parte acontece dez anos depois quando você olha pra trás praquela coisa que você quase começou e percebe que tinha alguma coisa ali. Não era tão ruim quando você pensou na hora e você poderia ter alcançado algo se tivesse se mantido firme.

O que acontece quando você não se leva a sério?
Você acaba vivendo uma vida da qual você não tem orgulho. Você continua esperando pra fazer aquela coisa pela qual você é apaixonado, você continua esperando para fazer aquela coisa que te fará sentir bem sucedido. Você preenche o seu tempo com um monte de coisas que você acha que tem que fazer, mas nada que você realmente quer fazer. Você trabalha duro e você faz um bom trabalho mas você também se sente preso dentro de si mesmo, em um espetáculo que outra pessoa está dirigindo.
E a pior parte acontece dez anos depois quando você perdeu contato com quem realmente é, e você não consegue mais diferenciar o que você quer e o que as pessoas querem de você.

O que acontece quando você não se leva a sério?
Você eventualmente verá alguém que teve a mesma ideia que você, mas ela compartilhou com o mundo, ela fez algo com aquilo.
‘mas era exatamente a mesma ideia!’ você diz. Sim, era mesmo – mas aquela pessoa levou a sério. Aquela pessoa se levou a sério. Aquela pessoa disse, ‘ isso é interessante para mim, então pode ser interessante para mais alguém’, e elas fizeram algo com aquilo.

O que acontece quando você não se leva a sério?
Você se ressente das pessoas que se levam a sério. Você olha as pessoas que se autopromovem e às suas ideias e você as acha egoístas ou ridículas. Ou você olha para pessoas que você admira e você lamenta o fato de que você nunca poderia alcançar o que elas têm.

O que acontece quando você não se leva a sério?
Você se sabota. Você se apressa em uma execução meia-boca e não se dá o tempo necessário para aprender algo novo, ou fazer da maneira certa. E quando isso não vai do jeito que você queria você decide que foi uma total perda de tempo. Mas você poderia ter tido um resultado completamente diferente se primeiro você tivesse aceitado o fato de que poderia levar tempo mas que o tempo seria bem gasto porque você acreditava naquilo.

O que acontece quando você não se leva a sério?
Você fica deprimido. Você fica com raiva de si mesmo. Você fica desapontado com si mesmo. Você se pergunta porque você não fez nada. Você sente que nunca fará. Você sente que é tarde demais. Mas não é.
Cada peça de cada pequena coisa que você já pensou na vida é cheia de possibilidades. Você não sabe o que. E isso é assustador. Você poder ainda não saber como. E isso é difícil. Mas quando você se leva a sério, você se dá crédito o suficiente para saber que você consegue descobrir isso tudo. Quando você sabe lá no fundo que você e suas ideia são importantes, você dará uma chance de luta para cada ideia que tiver.
Isso pode significar falar em um trabalho em grupo, ou isso pode significar simplesmente acabar aquela coisa que você tem pensado desde sempre. Ou isso pode significar escrever um tweet, fazer um vídeo sobre isso ou um post em um blog, ou subir em um palco e compartilhar isso com um público.
Quando você se leva a sério você faz com que os outro te levem a serio. Você coloca suas ideias no mundo. Você não as esconde. Você não as deleta. Você continua tentando.

Se leve a sério
Não trate as suas ideias como se não fossem nada, não trate você mesmo como se você não fosse nada, porque você e as suas ideias são importantes e significativas e tem o potencial de se tornar muito mais do que você imagina.
Confie em mim…”

clarissa adulta eu blog

Você também irá gostar de ...

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *