SP, Calder e eu… Mais uma expo!

Image and video hosting by TinyPic
Hoje venho lhes trazer as boas novas mais uma expo show de bola aqui em São Paulo. Mas primeiro… Você conhece o “Itaú Cultural”? Localizado na charmosa Av. Paulista, lar do MASP e de outros centros culturais. Centro agitando, um misto de gente apressada e arte. Vale um “role” num final de semana ou até mesmo num dia semana (evita filas).

Image and video hosting by TinyPic
Image and video hosting by TinyPic

Alexander Calder nasceu no estado da Pensilvânia, EUA. Graduou-se em engenharia mecânica, iniciou seus estudos em arte em Nova York e desenvolveu seus trabalhos principalmente em Paris. Talvez por causa de sua formação Calder é pioneiro na arte cinética (Lembram-se da pira olímpica?).

Calder visitou o Brasil em três vezes, fazendo amizade com renomados artistas e arquitetos brasileiros, como Roberto Burle Marx (projetista do calçadão de Copacabana), Henrique Mindlin (arquiteto e escritor), Lina Bo Bardi (arquiteta do MASP). Suas obras foram incluídas na primeira e na segunda bienais de arte de São Paulo, e o Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro (MAM/RJ) realizou uma mostra individual de seu trabalho em 1959.

A exposição em questão, chama-se Calder e a Arte Brasileira. São 60 obras de Calder e mais produções de 14 artistas brasileiros marcados direta ou indiretamente pela produção do escultor, como: Hélio Oiticica “(lembram-se dele, a pouco tempo grande parte da sua produção foi destruída, infelizmente)”,Lygia Clark, Lygia Pape, dentre outros.

Calder influenciou o neoconcretismo, onde o uso de materiais comuns, a dinamização da forma plástica, o desrecalque do corpo e a quebra de uma distancia mais contemplativa e cerimoniosa do publico diante da obra. Sua arte revela leveza e movimento a materiais como o aço e o arame – assim como pelo jogo entre ordem e o improviso, na década de 1950 afetou destacadamente a arte contemporânea brasileira, energizando a produção artística Brasileira.

Pessoas aproveitem, a expo vai de 31 de agosto a 23 de outubro. São 3 andares e infelizmente não pode tirar fotos. Mas antes de ficarem tristes. O café do museu tem um chocolate quente MARAVILHOSO.
Image and video hosting by TinyPic
Image and video hosting by TinyPic

Você também irá gostar de ...

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *